Os Encontros do Olhar

Os Encontros do Olhar



Os "Encontros do Olhar 2010", estão a decorrer como programado, quer em Lisboa, quer no Porto e com boa assistência, sob a temática geral Estórias da Fotografia em Portugal.
A primeira sessão no Porto foi a 6 de Abril, dedicada aos fotógrafos profissionais. Nessa sessão, após um apresentação da vida e obra de Anthony pelo coordenador do Ciclo, o Arquivo da Câmara Municipal de Penafiel, Paula Sofia Fernandes descreveu os métodos, técnicas e problemas associados ao tratamento e arquivo do espólio da Foto Anthony com mais de 400.000 espécies e o Presidente da Associação dos Fotógrafos Profissionais, Marques Pinto, falou dos problemas e desafios da classe e da força associativa. No final o IPF, prestou uma justa homenagem ao fotógrafo António Guimarães (Anthony). Foi um momento muito especial já que registou a intervenção de um dos seus Filhos e a presença de uma Neta, por coincidência, Fotógrafa formada pelo Instituto Português de Fotografia.
O programa continuou no Porto em 25 de Maio, com o tema "As instituições e Arquivos. A imagem fotográfica como suporte à informação". Intervieram o Director do Centro Português de Fotografia que versou os problemas do arquivo da imagem fotográfica e Fernando Veludo, da NFactos, sobre o tema “a quem interessa a fotografia”. Foi instalada uma exposição com fotografias da Foto Beleza, integradas na colecção particular do epf – Espólio Fotográfico Português.
Em Lisboa realizaram-se já a 3 ª e a 4 ª sessões. Em 20 de Abril três amigos e companheiros em diversas actividades, Pedro Foyos, escritor e jornalista, Armando Cardoso, fotógrafo amador e António Manuel Morais, partilharam estórias, vivências e emoções sobre as aventuras do associativismo (Foto Clube 6x6 e a sua evolução para a APAF); das revistas de fotografia Foto-Jornal e Nova Imagem, e outras aventuras de uma época de forte apelo para a imagem, o pós 25 de Abril 1974 e Luís Pavão Martins, director do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa mostrou como se pode e deve fazer para preservar, conservar e arquivar espólios, colecções e fundos fotográficos de múltiplas origens.
A 18 de Maio em Lisboa, na 4ª sessão do Ciclo, realizou-se uma palestra debate sobre “A fotografia como testemunho : o fotojornalismo”, com a presença de profissionais e freelancers do sector, Manuel de Almeida, da Agência Lusa, André Alves, de A Bola (que interveio de Timor onde se encontrava em trabalho), Rodrigo Cabrita, da Agência Global Imagens e Gonçalo Lobo Pinheiro, free-lancer e autor do blog FOTOJORNALISMOS. A sessão, viva e especialmente interessante, para os jovens alunos do IPF que estiveram presentes para conhecerem as realidades e realidades de uma carreira possível, contou com um fotojornalista de várias gerações Gaspar de Jesus, especialmente convidado para a sessão e para a exposição colectiva dos fotojornalistas.
Para Junho estão programadas 2 novas sessões : em Lisboa, a 5ª., a 22 de Junho, 19h00, sobre “A imagem fotográfica hoje. Reflexões sobre as tendências”, com exposição e presença de Luis Rocha e do Grupo MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e de Carlos Miguel Fernandes, coordenador da P4 Photography Gallery. No Porto, teremos a 3ª sessão a 15 de Junho, 20h45, uma sessão versando “ A imagem fotográfica nos Museus, Colecções e Galerias” com a presença de Ricardo Nicolau da Fundação Serralves; Rui do Museu da Imagem /Braga; Aníbal Lemos e Manuel Magalhães da extinta Galeria Imago Lucis, e Isabel e Rodrigo Cabral, da Galeria Serpente.

Sem comentários: