Peneda: Fotografia de Natureza

Workshop
Peneda: Fotografia de Natureza
com Pedro Alarcão
Julho 2010

O fotógrafo
Fotógrafo de natureza e conservacionista, Pedro Alarcão documenta há mais de 15 anos a Serra da Peneda, onde reside desde 1999.
Foi editor fotográfico da revista “Fórum Ambiente” e como freelancer as suas imagens podem ser encontradas na Volta ao Mundo, Público, DN, entre outros. Em 2005 é protagonista do documentário da RTP “A vida secreta dos Lobos”, que relata o seu trabalho de documentação desta espécie.

Descrição
Tal como um “fazedor” de perfumes, que deixa indecifráveis fragrâncias misturarem-se e ganhar uma vida própria cheia de carácter e personalidade, o fotógrafo na natureza tem que ser permeável e deixar que uma beleza subtil ganhe força no seu interior. O premir do disparador tem que ser um acto involuntário despoletado por uma força criativa que vem de dentro e que se pode treinar e aperfeiçoar. Poder de análise e de síntese, dominar a técnica mas fotografar com o coração, ir mais além e ultrapassar o convencional dando algo de nós. Estas são as máximas que vamos aperfeiçoar num fim-de-semana em comunhão com a natureza.

Destaques
Fotografe no Parque Nacional da Peneda Gerês
Aprenda técnicas para potenciar as suas imagens de ambientes naturais
Inspire-se com abordagens criativas
Conheça o trabalho de campo de um fotógrafo de natureza

Este workshop apoia o projecto “Vezeiras” da Associação para a Conservação Veranda.

Este workshop é para mim?
Aberto a todos, independente do seu nível, este workshop não pretende
dar-lhe teoria intensiva para melhorar o seu “olhar” de fotógrafo, mas sim fornecer algumas técnicas e truques que o apoiem a fazer da fotografia um acto mais fluído. Acima de tudo vamos expô-lo a locais e ambientes de grande beleza natural e ajudá-lo a soltar o seu processo criativo. Pode participar usando todo o tipo de equipamento, desde máquinas compactas a reflex digitais ou analógicas.

Programa

Dia 0
Poderá chegar ao hotel em Castro Laboreiro a qualquer hora, já que não temos nenhuma actividade agendada.

Dia 1
Junte-se a Pedro Alarcão ao pequeno-almoço para começar o dia. No centro de interpretação do Parque fazemos uma introdução à fauna e flora local e debatemos temas como “a ética do fotógrafo de natureza” e “a verdade acima de tudo”. Decorrendo depois por algumas técnicas que fazem a diferença no acto de fotografar e a abordagem fotográfica de contar uma história.
Após o almoço saímos para o campo, onde exploramos diversos cenários de montanha. Mediante as condições meteorológicas fotografamos paisagens de tundra, carvalhais ou lagos, onde diversas oportunidades se revelam perante os nossos olhos.
Terminamos o dia a fotografar o projecto “Vezeiras” (que apoiamos monetariamente com este workshop). Um projecto que visa proteger o gado dos ataques do lobo. Protegendo assim o lobo da caça furtiva por retaliação. Poderemos fotografar a chegada do gado ao cercado e o final do dia do pastor.

Dia 2
Aproveitando a luz suave e quente do início de dia saímos novamente para fotografar. Com o conhecimento adquirido no dia anterior pode agora aplicar um novo olhar à paisagem envolvente, procurando novas abordagens e temáticas.
Exploramos o meio aquático do rio Laboreiro, que nos oferece inúmeras oportunidades fotográficas. Poderá dedicar-se à fauna do rio (trutas, rãs, melros de água…) ou então aos imponentes carvalhos e esbeltas bétulas.
Aprenderá também técnicas e truques através de exemplos práticos, sendo exposto a temas como a macro ou vida selvagem.
Após o almoço procedemos ao visionamento e debate das fotografias produzidas durante este workshop, que terminará a meio da tarde.Data
16 a 18 Julho 2010

Duração da viagem
2 dias

Preço
180€

Outros serviços
Suplemento de
quarto individual: 30€

Alojamentos
Hotel (3 estrelas)

Grupo
9 a 15 pessoas

Inclui
- 2 noites de alojamento, em quarto duplo
- Pequeno-almoço
- Workshop
- Seguro pessoal

Exclui
- Alimentação não especificada
- Deslocações

Este workshop decorre num
Pan Park

Sem comentários: