Positivo: Um retrato tem que mostrar muito mais do que aquilo que se vê. O olhar pode-nos dar pistas, a expressão dar-nos indicações, as rugas na cara darem-nos informações, mas uma coisa seguramente não conseguimos: fotografar almas. E é precisamente no momento em que aquele modelo nos parece estar a dar o maior número de pistas que deve ocorrer o click. Acho que este retrato foi feito no momento certo. O retrato é um tema muito mais difícil do que parece, porque um bom retrato tem que «prender a nossa atenção». Conheço bons retratistas que se especializaram nesta disciplina e quando lhes pergunto o que os atrai no seu trabalho, respondem que «se o ser humano é complexo, um retrato é um exemplar». Este retrato tem «vida» e o modelo «transpira» tranquilidade. Tecnicamente está excelente, primeiro porque o «crop» (corte) está bem feito, dando-lhe um ângulo bastante favorável. O disparo feito ao mesmo nível da cara coloca o observador numa posição quase intimista, quase como se fossemos o parceiro de mesa. Aconselho vivamente o uso da teleobjetiva para retratos de rua, tal como ocorreu com este, porque permite-nos estar a uma boa relativa distancia para colocar o nosso modelo sempre à vontade e ainda a vantagem de não distorcer a imagem. Um retrato não deve ser tirado de perto porque a concavidade das lentes tende a «engordar os rostos». Neste retrato a nitidez é surpreendente e o «palito» deu ao nosso «amigo» um ar castiço. A passagem para preto e branco foi uma boa escolha, com uma boa escala de cinzentos sem percas nas sombras e sobretudo estão excelentes os meios-tons. Não exagerou no contraste e isso foi fundamental. Muito boa a incrementação dos pretos nos «levels». O toque final com uma dose acertada de «unsharp mask» (mascara de nitidez) fez-me escolher sem dúvida esta fotografia para o meu Click do Dia. O título está muito bem.
Negativo: Tudo indica que o fundo branco pode não ser totalmente o original porque podia conter pormenores que distraíssem e por isso o autor(a) fez muito bem em arranjar o background na edição. Se se recordam, já escrevi que uma edição é para melhorar uma fotografia. Nesta melhorou. Coloquei este pormenor do fundo aqui como o negativo, para me defender um pouco, porque se o fundo não foi este ou quase este, é de facto um ponto negativo porque devemos sempre ter cuidado nos retratos em escolher fundos neutros.
A minha nota foi 7.
Um abraço do,
Jorge Garcia/2010* Copyright*
O autor invoca direitos de propriedade intelectual, pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário