Positivo: Um dos factores que mais valorizo numa fotografia é a dificuldade de obtenção da mesma. Hoje em dia com a qualidade de alguns equipamentos e as suas características, é difícil que uma fotografia não saia uma perfeição de técnica. Depois é só escolher um bom motivo e, «voilá»! Um fotão. Para os fotógrafos mais experimentados isso não é assim tão fácil dizer «um fotão», porque os nossos olhos treinados de ver milhares de fotografias e de termos feito milhões delas já nos tornamos muito exigentes com os nossos trabalhos e consequentemente com o dos outros. Nesta rubrica e tal como explico nos meus critérios de votação, ou se preferirem, avaliação, entram em linha de conta, o motivo, o plano de execução, a técnica utilizada e o grau de dificuldade para obtenção da mesma. Este ultimo tem sido o factor de desempate para a minha escolha do Click do Dia. Posso adorar uma composição, um retrato bem feito, mas o grau de dificuldade foi reduzido. O motivo estava lá à espera, foi só chegar, ver e clickar. Não retiro mérito nenhum a isso. Mas convenhamos que andar a pé numa cidade e fazer aqueles «bonecos» de rua cheios de intencionalidade onde se captam pessoas e outdoors que parecem terem sido feitos um para o outro. Isso deu muito trabalho. O fotógrafo esperou pela presa e disparou no momento certo. Isto é muito difícil meus senhores(as), acreditem. É por isso que a disciplina que mais gosto é o fotojornalismo e os «bonecos de rua» onde o registo foi possível pelo «cheiro» do fotografo. Acreditem que é preciso apurarem o vosso «cheiro» de predadores à espera de presas, como se de uma caça a javali se tratasse. Este nosso simpático Guarda-Rios demorou horas a ser fotografado, mas nesse dia o fotógrafo foi bafejado pela sorte: apanhou javali na coutada. Tecnicamente irrepreensível. Uma foto que pode perfeitamente estar publicada em qualquer revista da especialidade.
Negativo: A nitidez não está a 100% mas anda muito perto, mas entendo que deve ser muito difícil este tipo de trabalho. Depende de ventos, do pouco tempo de permanência da ave no local, etc. Não sei se também terá os equipamentos topo de gama, creio que não, porque as maravilhas que se vêem em revistas são feitas com topos de gama, normalmente tão caras como um Mercedes... classe B.
A minha nota foi 8 e adicionada às minhas Favoritas. Parabéns ao Autor
Um abraço do,
Jorge Garcia
Jorge Garcia/2010* Copyright*
O autor invoca direitos de propriedade intelectual, pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.
3 comentários:
Uma grande escolha muito bem documentada. Excelente foto!
Este "Click" tornou-se para mim uma orientação preciosa! Objectividade, rigor, sensibilidade, experiência, imparcialidade...são algumas das carcterísticas dda apreciação que admiro!
Aliás, outra coisa não seria de esperar do autor!
Obrigada!:)
Esta fotografia é fantástica.
Parabéns!
Enviar um comentário