CLICK DO DIA - 21/08

SENTA-TE - galeria RETRATOS


Positivo: Não há segredos para uma boa fotografia. Qualquer pessoa com qualquer tipo de máquina pode fazer uma boa fotografia. Esqueça que nunca vai fazer boas fotografias. Esqueça que não tem máquina para fazer coisas extraordinárias. Esqueça que tira fotografias. Comece a mudar certos preconceitos na sua cabeça quando vai fotografar. Mude a palavra que «vai fotografar» para «vou à procura de momentos». Esta mudança de terminologia vai-lhe tirar de cima dos ombros a frustração de que andou uma tarde inteira de máquina na mão, a disparar para tudo que se movimentava, e não conseguiu acertar em nenhum dos alvos. Vem para casa desapontado, dizendo para os «seus botões» que não tem jeito nenhum para a fotografia. Um fotógrafo faz-se a ele próprio. Por etapas, como na nossa vida académica. Só temos um curso depois de passarmos vários níveis, certo? Você vai precisar de alguns anos a fotografar. De ler muito sobre técnicas e sobretudo de ver fotografia. Se não fizer isto, meu caro(a) nunca se irá sentir um verdadeiro fotógrafo. Vários amigos decidiram ir assistir a workshops de fotografia para aprenderem a fotografar; inscreveram-se e confesso aqui para nós que considero que não foram aprender grande coisa, que não pudessem ter aprendido em casa sozinhos e sem gastar dinheiro. Os cursos e os workshops são aconselhados para fotógrafos mais evoluídos e para especializações. Para um fotógrafo novato assistir a horas e horas de técnicas sobre fotografia é como ler o Código de Estrada pela primeira vez! E deixe-me só dar um mais conselho muito simples: leia varias vezes o manual da sua máquina para conhecer a fundo as funcionalidades dela. Garanto-lhe que é um excelente princípio para se vir a tornar um bom fotógrafo!... Falemos agora do Click do Dia. Escolhi este retrato pela simplicidade e pela excelência da apresentação, da encenação da criança e da técnica do fotógrafo. Por partes: o cenário onde decorre esta sessão é adequado ao motivo, um simples banco de jardim num dia sem sol. Um fundo excelente dando a ideia inequívoca que seria um exterior, provavelmente um jardim publico, por causa dos arbustos em fundo. De salientar que o fotógrafo tem uma objectiva com 2.8 (uma lente com essa abertura mínima é considerada topo de gama) fez com que conseguisse com pouca luz e apenas com um ISO 200 aquela luminosidade acertada na cara da belíssima modelo e ter feito com que o fundo ficasse desfocado. Usou portanto uma grande abertura. O primeiro plano mercê da profundidade de campo da teleobjectiva também ficou desfocado, criando todo o enfoque na pequena modelo que era precisamente isso que era necessário neste retrato. Uma edição sem mácula com um preto&branco quase diria profissional.

Negativo: O título é mesmo negativo. A foto na minha perspectiva valia um 8 e baixou para 7 por causa do título. «Senta-te» é uma ordem… a modelo é uma criança! Espero que o fotógrafo(a) entenda esta mensagem que é de todo, apenas pedagógica.

A minha nota foi 7

Com um abraço do,

Jorge Garcia


Jorge Garcia/2010* Copyright*

O autor invoca direitos de propriedade intelectual, pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.

1 comentário:

Isabel Gomes da Silva disse...

Obrigada!! que alívio, pois pensava que essas frustrações eram só minhas.Tive até dias em que pensei vender a maquina ..Concordo com o que diz dos WS, pois fiz um e foi perder tempo ( e não só..).
Excelente escolha!