Positivo: O verão é mesmo para descansar. É para estar de «papo» para o ar a apanhar sol e tomar umas grandes banhocas no mar ou numa piscina. Não é para estar a pensar em tirar fotografias. Mesmo que lhe apetecesse fazer um clickzinho na praia para registar um biquíni mais arrojado ou um grande barrigudo com um bigode farfalhudo a fazer a sua sesta. São cenas típicas de verão mas, verão é mesmo para descansar e deixar estar descansadinha a sua máquina em casa, mesmo que o vício seja mais forte do que você. E também lhe estou a dar o conselho para evitar chatices, porque nas praias uma máquina fotográfica não passa despercebida e os veraneantes não vão achar piada nenhuma a um «voyeur» pelas redondezas. Mas depois de uma banhoca quando chegar da praia e depois de um jantar levezinho como aconselham os nutricionistas, saia de casa com a máquina e vá dar um passeio junto à beira-mar. Há sempre motivos interessantes para captar, sendo um dos quais um clássico : o entardecer com aquelas cores deslumbrantes do pôr do sol. Se apanhar algum casal a namorar e queira fazer umas silhuetas interessantes, tome algum cuidado e descrição para não os incomodar. Como vê, mesmo no Verão, a sua máquina pode dar-lhe bons clicks. A minha tarefa de hoje para escolher o Click do Dia foi complicada já que tinha seis fotografias, seis, para escolher uma, porque as considerei de bom nível. E não terei problema nenhum em dizer quais foram: «Fogo de artifício na Praia», «Contemplo… o Mar de Sonhos», «Down and around», «Pela Pradaria fora», «A esquina» e «O Surfista». Todas elas de muito bom nível. Nenhuma delas continha a tal dificuldade de execução para o desempate. A minha escolha teve que recair na mais original e então decidi-me «Pela Pradaria fora», pelo excelente impacto visual que provoca. É difícil saber se esta cor da foto é original ou se se trata de um dualtone escolhido na edição. Seja como for, com ou sem edição, aquele lugar é cinematográfico e a foto fantástica. Parabéns ao autor(a) pela felicidade deste momento.
Negativo: O automóvel que mal se vê e até trás os faróis acessos, daria um excelente elemento para se saber que aquilo é um trilho de estrada se fosse mais destacado, escurecendo um pouco o tejadilho na edição para fortalecer a sua acção. Ou então retira-lo de cena porque quando um elemento é tão insignificante, é esse o melhor remédio. Mas este pormenor não belisca em nada a minha opinião de se tratar de uma Grande Fotografia.
A minha nota foi 8 e directa para os meus Favoritos
Com um abraço do,
Jorge Garcia
Jorge Garcia/2010* Copyright*
O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário