CLICK DO DIA - 28/08

COM OLHOS NO HORIZONTE
galeria: PAISAGEM NATURAL

Positivo: A qualidade deste preto e branco, a boa colocação de todos os elementos e um título forte e com uma mensagem, fez-me escolher esta foto como o meu Click do Dia. Na minha opinião, quando uma fotografia tem uma missão mais ampla do que o que a própria imagem pode conter, é ir mais além. É construir conceitos que se destinam a serem reflexivos por quem as vê. O mundo hoje em dia tem que parar muito para pensar. É preciso rever muitas coisas, porque, sem querer ser pessimista, caminhamos para a destruição do planeta rápido de mais. Ao homem foi-lhe dada a terra para prosperar. A procriação servia para ir enchendo esta imensa bola multicolor, vista sentado numa estrela lá em cima. As alterações climáticas são um aviso que a natureza está a dar ao homem. Mas ele está a ignorar. Praias limpas e todo o prazer que o mar nos oferece, que está patente nesta fotografia, está perigosamente ameaçado. Este jovem ao olhar para o horizonte pode estar a sentir isso, tornando esta fotografia numa mensagem aos mais crescidos. Mas essa mensagem pode não se circunscrever apenas ao meio ambiente mas uma preocupação mais ampla que vá até à preocupação de pensar: o que será o meu futuro nesta ilha bonita, tão grande mas ao mesmo tempo, tão pequenina? Será mais um jovem que se formou academicamente e depois terá que voar para a América ou para Europa à procura de um futuro para si e para a sua família se estiver a pensar em construir uma. Isto é um pouco aterrador para os pais que querem sempre os filhos ali ao virar da esquina porque o cordão umbilical é cortado à nascença mas a ligação aos pais continuará como se tivesse ficado na sua barriga um chip de sistema wireless para toda a vida. Os nossos filhos são a continuidade da nossa vida. E se me permitem uma palavra mais filosófica: nós somos eternos quando temos filhos. Esta fotografia fez-me pensar nisto tudo. É por isso que temos que ter sempre a noção que uma fotografia deve ser um pouco mais do que aquilo que captamos. Tente contar uma história com aquilo que capta, caro amigo(a). Escreva um texto sobre aquilo que fotografou, com a sua mensagem para nós. Com isso vai criar correntes de transmissão com os demais. A partilha de fotografia tem também o condão de nos aproximar a todos um pouco mais e de nos fazer abrir janelas para o mundo que nunca as tínhamos abertas. O mundo precisa urgentemente de nós, precisa que denunciemos a sua destruição. A fotografia existe também para a registar. Não faça apenas coisas bonitas. Coloque a sua cidadania em alta voz e fotografe o que acha mal. Todos nós agradecemos porque a vida não tem só coisas bonitas para se registar… afinal estamos todos de olhos postos no horizonte como o Júnior. O corpo dele reflectido na areia molhada da praia faz-nos esse convite.

Negativo: Dois reparos a fazer: a posição do miúdo parece-me um pouco banal e nota-se que está ali colocado para a fotografia. Se ele se sentasse numa posição com a perna esquerda do outro lado do rochedo e a direita ligeiramente dobrada e visível, uma postura mais descontraída e juvenil, que de resto seria de esperar de um miúdo daquela idade. Isso provocaria a ideia de que aquele corpo estaria ali sentado há mais tempo a apreciar o horizonte como se estivesse a pensar no seu futuro. É preciso ter algum cuidado nas encenações para não as tornar tão óbvias que as tornarão banais. Não acho que o tema escolhido tenha sido o correcto porque a «paisagem natural» não pode conter presença humana. Acho que o tema «água» teria mais lógica.

A minha nota foi 7

Com um abraço do,

Jorge Garcia

Nota: O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.

Jorge Garcia/2010* Copyright*

Sem comentários: