Uma paixão chamada fotografia

Depois de ter sido tornado publico o primeiro «Click do Dia», e das simpáticas e sinceras palavras da inexcedível equipa do Fotomania, acho que me falta dizer algo sobre a nova rubrica que me coube a responsabilidade total . Mas antes de falar do «Click do Dia» queria escrever algo reflexivo sobre mim e sobre a fotografia. Vou fazendo fotografia à medida que me vão incentivando. Digo sempre que basta haver uma pessoa que goste do que faço, para eu sair com máquina na bolsa e andar por aí à procura de algo que faça sentido na minha cabeça e o possa partilhar. Se não existirem sites de fotografia não posso partilhar aqueles momentos que só nós vimos e mais ninguém, e os registamos. Não sou muito dado a querer fazer exposições ou a mandar fotos para revistas. A minha vida profissional é outra e nunca pensei que a fotografia me proporcionasse o ganha-pão, por isso, não vale a pena colocar-me em bicos de pés porque sou um normalzinho fotógrafo amador e mais nada. Já tive fotos publicadas em revistas da especialidade porque mo pediram e colaborei de imediato todo feliz e contente. Na concorrência tive durante muito tempo uma nota na Bio que as minhas fotografias poderiam ser usadas livremente, com a excepção de para fins comerciais porque para essas, tenho o Fotolia que mas vende e com esse dinheiro ajuda-me a comprar algum material. Tudo isto para dizer que o facto de ser eu quem escolhe o «Click do Dia», não estarão perante um génio dos pixéis ou um futuro Prémio Nobel da Fotografia. Mas sim uma pessoa simples e humilde que o que quer é partilhar o mesmo gosto pela fotografia com os demais. Quero acreditar que o «Click do Dia» sirva a todos para nos unir e nos fortalecer quer como seres humanos e que procuramos na fotografia a curiosidade, a paz e a tranquilidade que tantas vezes nos falta nas nossas vidas; quer como fotógrafos, porque cada vez que melhoramos a nossa visão e a nossa técnica, melhores trabalhos teremos para partilhar. Não estou aqui para ensinar nada a ninguém, o «Click do Dia» é apenas um incentivo, a fazer melhor, para bem de todos. Os comentários que faço, servem apenas para dar uma opinião um pouco mais detalhada sobre os trabalhos que pensasse, é útil e pedagógico. Não vou beneficiar nem [a] nem [b] com esse destaque, que vale o que vale, e estou convencido que nem sempre estarão de acordo com as minhas preferências porque elas serão baseadas noutros pressupostos, onde a selecção é feita pela estética, pelo interesse do motivo e pela técnica. Como em todas as escolhas, a subjectividade estará sempre presente, mas espero que a aceitem como um bem e não como um mal. Nem sempre uma fotografia apelativa me enche as medidas porque detrás de uma boa fotografia há uma boa técnica ou então uma grande sorte.

E claro que não vou escolher as minhas fotografias para o «Click do Dia» como é óbvio, essas são vocês que escolhem.

À Administração e aos Autores do É-Fotomania o meu agradecimento pela estima que me demonstram. Eu, apenas terei que ser eu próprio, seguindo as linhas que me guiam nesta vida que versam o respeito pelos outros, defendendo a justiça e a igualdade entre os demais.

Um abraço do,

Jorge Garcia


Jorge Garcia/2010* Copyright*

O autor invoca direitos de propriedade intelectual, pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.

Sem comentários: