Positivo: Nunca vi um cão abandonar o dono. A menos que se tenha perdido, e não consiga regressar a casa. Mas todos os anos o drama dos animais abandonados repete-se. Ora porque se vai de férias e não há quem fique com o canídeo, ora porque o animal destrói uma serie de coisas lá em casa e tem ordem de despejo, ou mais mil e uns motivos para o abandono. No meu caso pessoal, que adoro cães, custa-me imenso ver estes tratamentos. Um cão é como um filho, no dia que se decide adoptar um, deve ser para toda a vida. Decidi solidarizar-me com o autor(a) com o apelo que faz na sua fotografia e por isso foi a minha escolha de Click do Dia. É uma mensagem bastante forte e que clama à reflexão das pessoas pelo drama do abandono e até maus-tratos que milhares de cães sofrem todos os anos no nosso país. É claro que a situação do abandono é uma percentagem mínima, mas é o suficiente para que os nossos corações chorem. Mas ao invés, também o exagero que muitas pessoas cometem no tratamento que dão aos seus cães, a ponto de os tratarem melhor do que as pessoas. Mas desses não conta a nossa triste história. Pois esta minha escolha para Click do Dia foi uma escolha sentimental por um tema que não deixa ninguém indiferente. A placa «abandonado» e o nosso cãozinho amigo transmitem só por isso, toda uma mensagem abrangente e profunda. Muito bem.
Negativo: Tecnicamente não está um primor de execução, o plano fechado demais, quiçá para isolar o olhar triste do cão olhando para a placa, amputando demasiado o animal não deve ser um exemplo a seguir. O cãozinho devia ter as patinhas no chão e a cauda completa e até a placa deve mostrar onde estava implantada. Pormenores demais para se considerar uma boa fotografia. Mas tal como disse, o tema era forte e por vezes é ele que nos leva a interessar por uma determinada fotografia. Foi o caso.
A minha nota foi 7
Com um abraço do,
Jorge Garcia
Nota: O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem a autorização do autor.
Jorge Garcia/2010* Copyright*
1 comentário:
É para mim incompreensível como se abandona um animal que nos dá tanto...uma chamada de atenção que vale o prémio!!
Enviar um comentário