CliCK DO DIA - 9/09







MOLICEIROS

Galeira. BARCOS

http://www.e-fotomania.com/fotos.php?id=11830


Positivo: Portugal tem belos tesouros escondidos. Pelo menos é o que parece, ao não promover convenientemente a sua única e verdadeira matéria-prima «made in Portugal»: o turismo. Assim, com estes tesouros escondidos, uma serie de actividades económicas que estão ligadas ao turismo, como são, a industria hoteleira, a restauração, ao artesanato regional, as actividades de recreio e lazer, o comercio tradicional expondo produtos genuinamente portugueses, e uma dezena mais de empresas e empresários, poderiam tornar este país mais prospero, promovendo e vivendo do turismo, como o exemplo vindo aqui ao lado de Espanha onde a sua maior riqueza advém da sua beleza e história e que é muito bem transformada em turismo de qualidade. E de histórias antigas é-nos contado este Click do Dia com os barcos moliceiros da Ria de Aveiro. Os barcos moliceiros destinam-se à recolha de moliço e outra vegetação existente na ria e que depois serve como fertilizante para campos de cultivo e que são o ex-líbris de uma cidade muito bonita como é o caso de Aveiro e da sua Ria. Infelizmente os barcos moliceiros estão em vias de extinção, embora o turismo os use e os mantenha em óptimas condições. Esta fotografia com dois moliceiros ainda no activo que estarão a ser usados provavelmente na pesca artesanal e não na apanha do moliço, estão com uma óptima fotogenia. O céu nesse dia, com aquelas belas nuvens tornou a paisagem ainda mais bonita. A hora de recolha da foto foi bem escolhida e a proporção dos barcos na composição está correcta.

Negativo: Nota-se um pouco de falta de nitidez, quiçá por uma abertura insuficiente. Deve ter sido usada uma abertura demasiado grande para a profundidade de campo que a cena contém. Mas não acaba, este pormenor, por arruinar a fotografia. Mantém todos os componentes encantadores de uma cena piscatória.

A minha nota foi 7

Com um abraço do,

Jorge Garcia

Nota: O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem a autorização do autor.

Jorge Garcia/2010* Copyright*

Sem comentários: