TEMA: PAISAGEM NATURAL
Positivo: Morrer para renascer. Há uma lenda que compara a Fénix com o sol que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte. A Fénix é um pássaro da mitologia grega que quando morria entrava em autocombustão. A analogia que o autor(a) se quis referir entre a lenda e este pôr-do-sol, foi muito bem aproveitada. De facto, estas cores de fogo parecem a tal autocombustão da Fénix que fala a lenda, com aqueles arrastamentos de nuvens a parecerem o fumo da combustão. A escolha para Click do Dia assentou basicamente na feliz ideia do autor em transformar uma simples fotografia num pequeno passar de flashes visuais que cada um pode imaginar envolvendo o mistério das mitologias. Uma bela história rendeu este registo. Tecnicamente há pormenores menos bem conseguidos que mencionarei mais à frente. Em termos de composição a fotografia resultou muito bem, pelas opções acertadas de um imenso céu e um solo minimalista apenas com duas testemunhas – as arvores. Mas sem duvida que a fotografia vive do grande impacto visual do tom quente do sol.
Negativo: Nota-se pouco recorte nas silhuetas proporcionadas pelas árvores e o horizonte. Isso deveu-se em parte ao erro na abertura. Para melhores resultados deveria ter sido usada uma abertura mais pequena, tipo f/16 e usado compensações de exposição ou mesmo, o que aconselho mesmo, ter o total comando da maquina trabalhando em modo manual e fazer vários clicks com valores diferenciadas, mas todos a partir da tal abertura que mencionei.
A minha nota foi 7
Com um abraço do,
Jorge Garcia
Nota: O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem a autorização do autor.
Jorge Garcia/2010* Copyright*
Sem comentários:
Enviar um comentário