RETRATOS PERFEITOS

Muitos fotógrafos têm dificuldade em fotografar pessoas, especialmente quando lhes é exigida uma fotografia formal. As seguintes sugestões e técnicas ajudá-lo-ão a planear uma sessão de retratos perfeita.
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Este tutorial aborda o seguinte: 
• Preparação 
• Iluminação 
• Definições da câmara 
• Colocação do objecto 

Preparação
Foi-lhe pedido para tirar alguns retratos? Se sim, fale sobre o que se pretende. Pode sugerir as suas próprias ideias criativas, mas não vale a pena criar imagens a preto e branco soberbas se se pretenderem fotografias a cores.
Como plano de fundo, vai fotografar num jardim, em casa ou noutro qualquer interior? Estes ambientes podem ser adequados para fotografias de família, pois ajudam a posicionar as pessoas numa determinada fase das suas vidas. Algumas crianças são fotografadas todos os anos, na mesma altura, para mostrar a sua evolução ao longo do tempo e a do ambiente onde se encontram.
Se as fotografias se destinarem a um CV ou a um relatório empresarial, recomenda-se um plano de fundo simples. Uma parede pintada poderá ser adequada como plano de fundo em interior. Já em exterior, pode experimentar pendurar um lençol. 

Iluminação

A luz natural é a iluminação mais simples e menos dispendiosa para tirar retratos. Pode ser bastante eficaz, desde que fotografe durante o dia e com o tempo certo.
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No interior, com um dia luminoso, utilize uma janela virada a Norte. Isto proporcionará uma iluminação suave, que favorece o objecto. Peça ao modelo para olhar para a janela e fotografe-o de lado para obter uma fotografia de perfil atractiva. Se o modelo se virar para olhar para a câmara, obterá um retrato iluminado de um dos lados. Utilize um reflector no lado da cara oposto à janela para acrescentar detalhes às sombras pesadas.
Uma folha de material branco, um cartão ou até mesmo a página de um jornal podem servir como reflectores. Se não tiver um suporte para o reflector, veja se tem alguém disponível para segurá-lo por si. Se estiver a fotografar apenas a zona da cabeça e dos ombros, o modelo pode segurar num reflector por baixo da sua cara, fora do alcance da câmara. A luz reflectida por baixo dá um brilho à cara.
Uma folha pode ser pendurada por trás do modelo, para ocultar quaisquer elementos na divisão que distraiam.
Quando fotografar no exterior, mantenha o Sol por trás do modelo. Isto coloca a totalidade da cara do modelo na sombra, garantindo uma iluminação suave. Para evitar a sobreexposição, aumente a compensação da exposição em cerca de +1.
Em alternativa, escolha a opção "flash on" (flash ligado) para utilizar o flash incorporado da câmara. 

Retratos a preto e branco

Muitos retratos antigos e de renome foram fotografados a preto e branco, antes da chegada da fotografia a cores.
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Pode recriar este efeito com a definição preto e branco, que se encontra no modo My Colours (Minhas Cores). No entanto, isto torna a imagem monocromática. Alguns fotógrafos preferem fotografar a cores e depois converter as imagens seleccionadas nos seus computadores.
A remoção das cores pode enfatizar as expressões faciais. Esta técnica funciona melhor quando existem na imagem fortes zonas de luz e sombra, muitas vezes o resultado de ter sido utilizada iluminação do lado do objecto.

Transferir Imagens
Na maioria dos modelos, o Modo de Retrato activa o modo de flash automático.  Aqui, a câmara dispara automaticamente o flash quando a luz desce abaixo de um determinado nível, ou se a câmara detectar um motivo retroiluminado.
Em alguns modelos, o Modo de Retrato também coloca a câmara no modo de avanço contínuo. Aqui, o obturador continua a disparar, enquanto mantém premido o botão do obturador. Recomendamos que tire pelo menos duas fotografias numa rápida sucessão. Irá ouvir o disparo do obturador da primeira vez e descontrair-se-á a seguir. A segunda imagem tirada no intervalo de um segundo apresenta uma expressão menos tensa.
Estes modos de "apontar e disparar" podem ser úteis se estiver a iniciar-se na fotografia de retrato, mas para um controlo criativo deve experimentar o modo de Prioridade de Abertura (AE), se estiver disponível. Aqui, pode seleccionar a abertura que pretende para a exposição. Também pode decidir se pretende ou não que o flash incorporado dispare, em lugar de deixar a decisão ao critério da câmara.

Colocação do modelo

Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis quando lhes é apontada uma câmara. Têm muitas vezes dificuldade em posar de um modo natural e confortável.
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Peça à pessoa para ficar virada para a câmara, num determinado ângulo, com a cabeça virada para a objectiva. Isto cria uma pose alegre e interessante.
Uma pessoa nervosa poderá sentir-se mais descontraída se estiver sentada. Utilize um banco e, posteriormente, corte-o da fotografia – uma cadeira com encosto pode ser inoportuna. Peça à pessoa para se inclinar para a frente, para que a pose seja mais dinâmica.
As poses em pé podem ser difíceis para muitas pessoas, pois não sabem o que fazer com as mãos. Uma solução é dar-lhes algo para segurar ou para se apoiarem. Por exemplo, um jardineiro zeloso pode segurar uma pá.
Em alternativa, fotografe apenas a parte superior do corpo. Os grandes planos de cara são poderosos, pois expõem o carácter da pessoa. Se quiser uma fotografia forte e com impacto, peça à pessoa para olhar directamente para a objectiva da câmara.
Tire várias fotografias, pois algumas pessoas piscam os olhos no preciso momento do disparo. As expressões faciais podem mudar rapidamente – utilize o modo de disparo contínuo para tirar várias fotografias numa rápida sucessão. Pode seleccionar posteriormente as suas fotografias favoritas.

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