Instituto Português de Fotografia

IPF

facebook twitter Google NEWSLETTER | Abril 2015


Votos de Boas Páscoas
Desejamos aos leitores, aos colaboradores e a todos Formadores e Formandos, antigos e actuais, que nos dão notícias os nossos votos de que tenham Boa Páscoa.

Paisagem urbana
Os participantes no workshop "Paisagem urbana" apresentam no IPF uma exposição dos trabalhos realizados. Abre no dia 9, às 19h00. Participe na sua inauguração e aproveite para, no contacto com autores (Bruno Verhulst, Filipa Rosa, Helena Marchand, Isabel Moreira, João Ferreira, José Chambel, Luís Pires, Luís Santos, Luísa Neves, Paulo Pinheiro e Teresa Tojo) e Formador (Luís Aniceto), obter esclarecimentos, formar a sua opinião e se motivar para na nova edição deste workshop receber ideias e esclarecimentos para as fotografias da sua próxima viagem de férias.
 

A normalização na AA de Coimbra
A convite da Associação Académica de Coimbra - Secção de Fotografia - António Manuel Morais, Presidente da Comissão Técnica 174, que, como já tem sido noticiado, é o instrumento de apoio ao IPF na suas competências como Organismo de Normalização Sectorial para a Fotografia, vai falar do "estado da arte" da normalização e metrologia na Fotografia e Multimédia. É no dia 4, no Mini-Auditório Salgado Zenha, edifício da Associação Académica, das 17às 19 horas e tem entrada livre. Esta iniciativa integra-se na 3ª edição da actividade pedagógica  "Black & Light" promovida pela Secção de Fotografia da Associação Académica.

Formadores e Formandos expõem-se
. Apoema de Calheiros, antiga formanda do IPF, a quem este jornal já se referiu por diversas vezes noticiando as suas exposições aqui e ali, volta a ser notícia: no dia 7, abre "TPM" e “Cortiça – da Terra ao Céu", respectivamente na Casa Museu Soledade Malvar e no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, ambos espaços culturais de Vila Nova de Famalicão. Esta última exposição integra-se no projecto, que tem perseguido, de documentar a vida rural e piscatória da região onde vive; a primeira é uma abordagem a um novo tema: treze estudos fotográficos a partir da nudez de corpos femininos.
Sónia Costa, antiga Formanda, apresenta-se na sua primeira exposição individual no StudioTeamBox, (LXFactory, em Lisboa). Neste projecto, sob o tema "Gente de cá, Gente de lá" tenta encontrar similaridades no que captou em terras longínquas com as imagens de Portugal. Cada um dos rostos, pormenores ou situações captados tem uma história que guarda no coração". Abrem no dia 9 e encerram no dia 30.
António Júlio Duarte e Inês D´Orey, antigos Formadores e Maria Costa, Formanda, integram um grupo de 85 criadores que participam na Mostra `15, uma exposição multidisciplinar num "espaço inócuo no coração de Lisboa", uma iniciativa de "Patrícia Pires de Lima Art Consultant & Projects", com o objectivo de "continuar a promover e divulgar a arte contemporânea nacional juntando um conjunto de artistas de várias áreas num espaço singelo de Lisboa". A exposição é durante o evento Lisbon Week, na Rua do Centro Cultural, 2, Alvalade, e abre no dia 11.

Próximas formações
Formações previstas para o mês de Abril.

          Em Lisboa:
Workshop Composição
Início: dia 6 às 10h00 e às 19h30
 
Workshop Fotografia Nocturna
Início: dia 7 às 19h30
 
Workshop de Técnica Fotográfica
Início: dia 14 às 10h00 e às 19h30

         No Porto:
Workshop de Técnica Fotográfica
Início: dia 8 às 20h00
Curso de Fotografia Digital
Início: dia 8 às 20h00

Sem comentários: