TUTORIAIS

Tutorial para EOS

Nos tutoriais deste mês, vamos explorar o que acontece quando descartamos os manuais de fotografia e deixamos que os nossos instintos nos guiem para conseguirmos imagens espetaculares. Quando fotografamos de uma forma mais espontânea, podemos conseguir imagens acidentais, belas e surpreendentes que captam na perfeição um momento ou sentimento.

A sua câmara EOS é perfeita para captar momentos espontâneos. Este mês, por que não se desafia a sair e encontrar novas paragens e detalhes para fotografar? Por exemplo, por que não olha mais atentamente para as coisas que vê no seu caminho para o trabalho? Que arquitetura, arte urbana ou pessoas interessantes poderia captar?
[MASTER]Tutorial_DSLR_1
Nani Puspasari, Street Artist
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/


  • Experimente diferentes objetivas
  • Aplique zoom para captar os detalhes
  • Utilizar o LCD de vários ângulos e a Visualização direta
  • Movimente o ponto de focagem
  • Prepare-se para os objetos em movimento: utilize o botão AF traseiro
  • Fotografe utilizando o modo Manual e seja criativo


Experimente uma objetiva diferente
As objetivas de zoom padrão (objetivas do kit, normalmente incluídas com a sua EOS) não são as mais desafiadoras de dominar, pelo que sugerimos que experimente algo novo.

Uma DSLR pode utilizar uma enorme variedade de objetivas. Utilize a característica a seu favor e veja como uma objetiva diferente pode mudar o seu ponto de vista. Por exemplo, pode manter a câmara baixa junto ao solo e utilizar uma objetiva de grande angular inclinada para cima para que os edifícios altos pareçam ainda mais dramáticos. Com uma objetiva de grande angular, tal como a Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM, pode aproximar-se do seu motivo e incluir todos os elementos na imagem.


Aplique zoom para captar os detalhes

Também pode experimentar uma objetiva zoom de alcance mais longo, como a Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM, que isola pequenos detalhes e encurta a distância entre a câmara e os motivos. É excelente para captar pequenos detalhes que possa ter perdido utilizando uma objetiva zoom padrão e pode ajudar a fotografar detalhes arquitetónicos, imagens naturais de pessoas e a espontaneidade dos animais.


Utilizar o LCD de vários ângulos e a Visualização direta

Quando sair com a sua câmara, mantenha-se atento a diferentes pontos de vista. Se a sua câmara EOS tiver um LCD de vários ângulos, experimente posicioná-la de modo a que a câmara deixe de ficar ao nível dos olhos. Combine este posicionamento com o modo Live View (Visualização direta) para ver a imagem no ecrã LCD.

Por exemplo, ao rodar o ecrã LCD para cima e posicionar a câmara ao nível do solo, pode captar as pessoas a partir dos pés, o que cria uma imagem muito interessante. Que informações pode obter de um estranho com base nos sapatos que calça?

Se estiver interessado em observar as pessoas, utilizar o LCD de vários ângulos numa posição de noventa graus significa que os seus motivos podem estar mais descontraídos porque não se apercebem da focagem da câmara. Isto ajuda a captar uma pessoa tímida ou um animal de estimação numa pose natural.

Sabia que? O som do obturador é mais silencioso no modo Live View (Visualização direta), o que é excelente para fotografias naturais e espontâneas de animais que possa ver no exterior.

Muitas vezes, os fotógrafos profissionais têm de trabalhar rapidamente, reagindo aos ambientes e definições. Para consegui-lo, tem de se sentir confortável com a posição e função dos controlos da sua câmara. Conseguir alterar a exposição com um toque instintivo dos controlos significa que se poderá transformar num medidor de luz humano, adaptando-se à luz e às sombras rapidamente.


[MASTER]Tutorial_DSLR_2
Wesley Eller, Look Up, Look Down
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/


Movimente o ponto de focagem

As câmaras DSLR têm muitos pontos de focagem em torno da moldura, mas é muito fácil fixar-se apenas no centro. Mover o ponto AF pode alterar a sua composição, tornando-a ainda mais interessantes. As câmaras EOS incluem um botão de seleção de AF situado no canto superior direito do painel traseiro da câmara; prima-o com o polegar direito e mova os pontos AF utilizando os seletores multicontrolador, principal e de controlo rápido ou os botões no painel traseiro da câmara (dependendo do modelo).


Prepare-se para os objetos em movimento: utilize o botão AF traseiro

Muitos fotógrafos alternam entre os modos One Shot e AI Servo AF, dependendo do motivo. Alternar entre os modos é muito simples, mas pode perder a oportunidade fotográfica ao fazê-lo.

Uma das abordagens utilizadas pelos fotógrafos profissionais para evitar esta situação consiste na focagem com o botão traseiro. Com esta técnica, a câmara é personalizada com Funções personalizadas ou Personalização controlos para que possa ser utilizada no modo de focagem AI Servo, embora a câmara foque apenas quando o botão traseiro específico é premido e não o botão do obturador. Isto pode ser muito útil ao captar motivos em movimento e ao criar o seu próprio estilo.

Sabia que? Todas as câmaras EOS podem ser configuradas para o botão AF traseiro para que os botões AF-ON ou de bloqueio AE sejam utilizados para ativar a focagem e o botão do obturador não comande a focagem.


Fotografar motivos estáticos
Para motivos estáticos, prima o "botão traseiro" para iniciar o AF e, depois de ter o motivo focado, liberte o botão traseiro e, se necessário, recomponha a imagem e tire a fotografia. Para um motivo em movimento, basta manter o botão traseiro premido e a câmara segue continuamente o motivo em movimento. É necessária alguma prática, mas estará sempre pronto para responder a qualquer mudança na cena.


[MASTER]Tutorial_DSLR_3
Perry McKenna – Faster than a speeding bullet
Direitos de utilização: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/


Fotografe utilizando o modo Manual e seja criativo
Trabalhar com o modo Manual significa que tem de estar preparado para se adaptar à mudança nas condições de iluminação. Rode o Seletor de modos para M e escolha a abertura de que necessita para a profundidade de campo que pretende e, em seguida, ajuste a velocidade do obturador e ISO para obter a exposição correta. Se os seus motivos estiverem em movimento, pode optar por captá-los nitidamente ou com um movimento fluido selecionando a sua própria velocidade do obturador. Experimente esta técnica e verá como pode criar efeitos belos e inesperados.

Quando olha através do visor da câmara, pode ver como as suas definições são diferentes das escolhas do modo automático da câmara; utilize-as apenas como guia: afinal de contas, a imagem é sua!

Sem comentários: