TUTORIAIS

Retratos de Sarajevo

O fotógrafo decidiu captar retratos de pessoas com origens diferentes na sua cidade natal, Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. Amer conversou com elas sobre as suas vidas e as suas histórias pessoais da cidade e rapidamente descobriu que os seus relatos fizeram-no reconsiderar a sua própria relação com a cidade.
Homem nos telhados em Sarajevo
"Do lado de fora, a cidade de Sarajevo foi reconstruída e transformada. O seu carisma é inebriante e arrebatador, pois as pessoas desta cidade esperam por um futuro muito mais brilhante. Mas, tal como acontece com muitas outras coisas, nem tudo é exatamente o que parece. Para este projeto, eu quis desviar a atenção da cidade em si para aqueles que, como eu, consideram este lugar a sua casa.

Muitas pessoas, origens diferentes

Quis focar-me naqueles que vivem aqui e que têm origens diferentes da minha, e compreender a relação que eles têm com a cidade. Os jovens, os idosos, os que foram e voltaram, e aqueles que nunca saíram daqui. Numa cidade com uma história turbulenta, quis ver o impacto que teve sobre aqueles que vivem aqui hoje.

Partilhar histórias

Quando decidi captar a série, não podia parar de fantasiar sobre o que iria encontrar. Rapidamente me apercebi de que as pessoas de Sarajevo não estavam tão dispostas a fazer parte da minha história como eu esperava, e os que estavam não foram muito abertos à ideia de contar as histórias das suas vidas.
Foi esta constatação que me levou a aprofundar um pouco mais a minha própria relação com a cidade. Os retratos e as conversas que tive com os entrevistados contam metade da história, mas acredito que o processo por que passei e as perguntas, resultantes desse processo, que me fiz a mim próprio, completam a história. Não queria captar uma representação literal da cidade, queria contar uma história através da emoção. Queria que as pessoas se tornassem o rosto da cidade.
Xadrez no jardim em Sarajevo

Fazer as perguntas certas

Tentei trazer uma perspetiva única para o projeto, evitando os edifícios e monumentos mais proeminentes da cidade. Por uns tempos, senti-me como um estranho na minha própria cidade e não foi assim tão mau. A minha abordagem original era fazer uma única pergunta: "O que é que gosta de Sarajevo?" No entanto, de seguida apercebi-me que, ao contrário de outras culturas, não está na nossa natureza dar detalhes. As perguntas que fazia às pessoas que ia conhecendo acabaram por ser as mesmas que estou sempre a perguntar-me a mim próprio. Surpreendentemente, consegui conhecer uma grande variedade de pessoas durante este projeto. O que se segue é um pequeno vislumbre do mundo deles.
Jozef Abinun Sarajevo
Jozef Abinun
Amer: Seria capaz de sair deste sítio?
Amer: Seria capaz de sair daqui Jozef: Não. Nunca saí daqui, mesmo nos tempos mais difíceis. As pessoas precisavam de mim e eu fiquei. Tinha muitos amigos aqui. São as pessoas que definem os locais. A maioria dos meus amigos já cá não está, por isso, a minha ligação com a cidade não é tão forte como antes.
Damir Zekic Sarajevo
Damir Zekić
Amer: O que é que gosta mais de fazer em Sarajevo?
Damir: Gosto de correr pela manhã. Todas as manhãs corro pela cidade e os locais por onde passo lembram-me de todas as coisas boas que já me aconteceram.
Doko Novkovic Sarajevo
Đoko Novković
Amer: Em que é que Sarajevo precisa de melhorar?
Đoko: Devemos ser mais abertos uns com os outros. Fechamo-nos demasiado.
Selma Grizic Sarajevo
Selma Grizić
Amer: De que é que os turistas gostam mais em Sarajevo?
Selma: Dizem que nunca visitaram um lugar como este. A maioria deles fica surpreendida ao ver isto tudo. Dizem que é uma cidade retirada de um conto de fadas.
Faruk Halilovic Sarajevo
Faruk Halilović
Amer: Do que é que gosta nesta cidade?
Faruk: Que cidade?
Almir Pazarac Sarajevo
Almir Pazarac
Amer: As pessoas dizem que esta zona é muito perigosa. É verdade?
Almir: As crianças aqui brincam todo o dia sem que os pais tenham que tomar conta deles. É uma zona segura. Já organizei algumas vezes torneios de futebol aqui para as crianças e todos nós passámos um bom bocado. Se precisar de ajuda, aqui ninguém irá recusar ajudá-lo.
Amar Smajovic Sarajevo
Amar Smajović
Amer: Qual a sua coisa favorita em Sarajevo?
Amar: A minha coisa favorita é a Câmara Municipal, que está mesmo atrás de mim. Vivo perto dela e, todas as manhãs, quando acordo, vejo-a pela minha janela. Faz-me feliz.
Goran Avdic Sarajevo
Gordana Stojanović
Amer: O que faz deste lugar um sítio especial?
Gordana: Esta é uma cidade pequena que vive ao ritmo de uma metrópole. É impossível ir tomar um café sem fazer, pelo menos, dois novos amigos e trocar números de telefone com eles.
goran-advic-sarajevo
Goran Avdić
Amer: Tratamos bem os animais?
Goran: Há muitos cães abandonados pelas ruas. Fico triste pelos gatos. Já não se veem tantos. Sabia que, pela doutrina islâmica, o gato é o animal mais limpo? Tão limpo que se pode comer da mesma taça. São bons para se ter em casa.
Nusret Zahirovic Sarajevo
Nusret Zahirović
Amer: É verdade que cada vez temos menos crianças?
Nusret: Não, acho que é ao contrário. Do ano passado até agora, houve um aumento em relação a anos anteriores. O meu autocarro está cada vez mais cheio de crianças. Levo-os para a escola e de lá para casa, todos os dias.

Mostre-nos as personagens únicas da sua cidade

Agora que já viu os retratos dos vizinhos da cidade de Amer Kapetanovic, por que não fotografar as personagens da sua cidade para o desafio de fotografia deste mês? Passeie pelas ruas, parques e mercados locais ou entre nos transportes públicos e veja se consegue captar as pessoas que fazem com que a sua cidade seja especial. Diga às pessoas por que é que gostaria de fotografá-las e pode ser que elas lhe contem mais sobre as suas histórias e sobre o que é que a cidade representa para elas. Não se esqueça de pedir permissão antes de as fotografar!

Sem comentários: