TUTORIAIS






Ano Novo - Canon
Paolo Marco Mañalac – Suug
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/

  • Reveja as suas fotografias
  • Explore os modos da sua câmara
  • Melhore com um projeto
  • Classifique as suas fotografias
  • Aumente as suas opções fotográficas
  • Controle a sua câmara remotamente
  • Experimente os Filmes EOS

Reveja as suas fotografias

Durante um ano, provavelmente tira centenas, senão milhares de fotografias. Organizar todas as suas imagens é essencial se pretende encontrar as suas favoritas facilmente e rever o seu trabalho. Uma forma rápida e fácil é adquirir o hábito de utilizar o sistema de classificação da sua câmara. A vantagem de o fazer na sua câmara é o facto de o seu programa de edição de fotografia "ler" estas informações e lhe permitir ordenar as suas fotografias no momento em que as carrega para o seu computador.

Explore os modos da sua câmara

Assim que tiver organizado as suas fotografias, olhe para elas e veja se existe algum estilo que utiliza mais. Frequentemente, os fotógrafos utilizam os mesmos modos de câmara em todas as suas fotografias. Leia o manual de instruções ou espreite alguns tutoriais online para explorar modos que não utilizou anteriormente e as capacidades adicionais da sua câmara.

Sugestão: Se utiliza sempre o Modo automático, tente ver o efeito dos diversos Modos de cena. Para ótimas fotografias de pessoas, o Modo de retrato é melhor que o modo totalmente automático para separar os motivos dos respetivos fundos. Se estiver a tirar uma fotografia no interior com pouca luz, o Modo de retrato noturno irá combinar a luz ambiente e o flash com sucesso.

Melhore as suas imagens com um projeto

Definir o seu próprio projeto pessoal que lhe exija tirar mais fotografias é uma ótima forma de melhorar as suas capacidades. O projeto que selecionar irá dar-lhe um motivo para utilizar a sua câmara regularmente e esta é uma das melhores formas de melhorar a sua fotografia. Pode optar por documentar um motivo, como a família ou os amigos, durante um ano, ou planear um período de tempo mais curto, como um mês. Altere a localização, as roupas ou o estilo da sua fotografia para criar interesse.

Ano Novo - Canon
Stig Nygaard – Central Station
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/

Classifique as suas fotografias

Muitas câmaras EOS permitem-lhe atribuir uma classificação às imagens (de zero a cinco estrelas) que já estão armazenadas no cartão de memória. Classificar as imagens é uma forma prática de encontrar e anotar as suas melhores imagens para reprodução na câmara, numa TV ou no computador.

O software da Canon, tal como o Digital Photo Professional (DPP) e outros como o Photoshop e o Lightroom são compatíveis com a classificação de estrelas. As câmaras que lhe permitem classificar as suas imagens também lhe permitem alternar entre as fotografias classificadas à medida que reproduz as imagens, facilitando a apresentação das melhores fotografias no cartão de memória.

Aumente as suas opções fotográficas

Adicionar um novo acessório à sua câmara é uma ótima forma de estimular a sua criatividade. Pode experimentar outro tipo de objetiva. Aumente o ângulo para incluir mais elementos, selecione uma teleobjetiva para aproximar motivos distantes ou experimente uma objetiva macro para aumentar os pequenos motivos.

Ano Novo - Canon
Aaron Stidwell – Macro!
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/

Sugestão: Adicionar um flash Speedlite à sua câmara dá-lhe mais poder para iluminar motivos distantes. Se tiver um transmissor Speedlite integrado, também pode utilizar o flash externo para criar uma fotografia ainda mais criativa.

Ano Novo - Canon
Edward Corpus – Snowboarder
Informações de direitos de autor: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/

Controle a sua câmara remotamente

Pode ligar a sua câmara EOS a um computador e utilizar o programa EOS Utility da Canon para controlar as definições da câmara remotamente a partir do computador. Fotografar naturezas mortas em interiores e motivos macro é uma forma eficaz de dominar as funcionalidades da sua câmara e fazer experiências com o software.

Sugestão: Se não encontrar o CD de software que foi fornecido com a câmara, pode transferir a versão mais recente a partir do site da Canon.

Experimente os Filmes EOS

Rumo a Hollywood! As câmaras EOS podem ser utilizadas para criar fantásticos filmes. Filmar é simples: a funcionalidade de Vídeo instantâneo ajuda-o a captar pequenos clipes que a sua câmara vai utilizar para criar um único filme.

Sugestão: Selecione um tripé ou um microfone como acessório para melhorar a qualidade dos seus filmes.

Sem comentários: