Instituto Português de Fotografia

IPF
facebooktwitterGoogleNEWSLETTER | Março 2016
 
 
Curso de Astrofotografia - Um curso para descobrir o Céu
O céu nocturno é uma atracção e um mistério. Qual o fotógrafo que não tentou já fotografá-lo? Como em tudo, a dificuldade é apenas o desconhecimento dos procedimentos adequados a um resultado de sucesso.
Este Curso de Astrofotografia do IPF Lisboa, conduzido por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva e composto de três Workshops independentes, é o segredo do seu prazer na fotografia do céu:
  • No dia 19, numa primeira aproximação, serão desvendados os segredos da astrofotografia;
  • Nos dois workshops seguintes, de frequência não obrigatória, são tratados os temas "Time Lapse" (14 de Maio) e "Via Láctea" (2 de Junho).
Todos estes workshops têm sessões práticas nos locais mais indicados para a prática da astrofotografia.
A inscrição simultânea nos três workshops beneficia de desconto sobre o preço do conjunto.
 
 
Exposição "Paisagens do Céu"
O astrofotógrafo Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva e Fornador do curso de Astrofotografia anteriormente referido, apresenta no IPF Lisboa uma interessante exposição de fotografia astronómica, da sua autoria.
Abre amanhã, dia 1 de Março, pelas 19 horas e pode ser visitada até ao dia 31 do mês de Março.
Precede a abertura da exposição, uma palestra do autor, com início às 18 horas. Tem como tema "Dark Sky Alqueva - O Destino das Estrelas". Aproveite-a para conhecer a magia que a noite esconde quando as luzes se apagam: uma nova realidade nasce diante dos nossos olhos. No Alqueva, o céu alberga uma abóboda celeste com mais de 4500 estrelas visíveis,...
 
Mário Cruz, Fotógrafo Português destinguido no Wold Press Photo
Aos 28 anos, Mário Cruz, fotojornalista da agência Lusa, venceu o primeiro prémio na reputada categoria de Temas Contemporâneos do World Press Photo 2015 - o concurso de fotojornalismo mais importante do mundo. Com Talibés, Modern-day Slaves o autor denuncia uma forma de escravatura contemporânea que envolve crianças de vários países africanos.
Mário Cruz é o quinto português a distinguido pelo World Press Photo.  Anteriormente, em 2013, Daniel Rodrigues (antigo formando do IPF) venceu o primeiro prémio na categoria "Daily Life".
Nos últimos tempos, surjgem-se regularmente as notícias de prémios internacionais de fotografia e de fotojornalismo obtidos por portugueses.
Parabéns pelo prémio!
Site - Mário Cruz - Photography
 
IPF na Expofoto 2016
A convite dla Associação Portuguesa dos Profissionais de (APPImagem), o IPF vai estar presente na ExpoFoto 2016, que terá lugar em Sta. Mª da Feira, no Europarque, nos dias 12, 13, 14 e 15.
Neste evento, destinado aos Profissionais da imagem, a estudantes e a todos os entusiastas de qualquer área da imagem, estarão presentes as principais empresas do sector da Fotografia e do Vídeo.
Entre os oradores no Seminário que simultaneamente se realiza estão Davis Malta (antigo formando do IPF) e Paulo Ferreira (formador). 
Os Formandos do IPF podem assistir gratuitamente a todas as palestras do dia 13 (domingo), mediante a apresentação de uma acredicial passada pela Secretaria da escola.
Esta é uma boa oportunidade para estabelecerem contactos com os Profissionais.
Site - Expofoto 2016
 
 
 
Formações no mês de Março
Informação: para as inscrições feitas a partir do dia 1 de Março nos Workshops abaixo anunciados beneficiam de 15% de desconto.

      Em Lisboa:

Workshop de Fotografia Nocturna

Dia 04, às 19h30
Workshop de Fotografia de Viagem
Dia 05, às 10h00

Curso de Astrofotografia
Dia 28, aula teórica no IPF, às 15h00 e aula prática na Arrábida, às 20h00.
Workshop de Fotografia de Jovens
Dia 21, às 14h00
Workshop de Técnica Fotográfica
Dia 29, às 10h00 e às 19h30.

      No Porto:

Workshop de Processos Alternativos

Dia 05, às 10h00
Workshop de Fotografia Documental
Dia 07, às 20h00

Workshop de Flash
Dia 11, às 20h00

Workshop de Fotografia para Jovens
Dia 21, às 14h30

Oficina de Fotografia para Crianças
Dia 21, às 14h30

Sem comentários: