Positivo: Ontem tinha aflorado os benefícios das primeiras luzes do dia serem quase mágicas, quando se fazem trabalhos onde a água é um dos seus elementos chave. O meu Click do Dia de hoje revela isso, já que o «Pescador Solitário» tem de facto toda uma aura encantadora à sua volta. Cores muito ricas em luminosidade por acção de uns raios de sol que acordaram vigorosos e quase ausência de contrastes. O tema das pescas é sempre um motivo muito fotogénico, porque tem a água e os seus reflexos, porque é a natureza na sua imensidão e porque permite minimalismos de sucesso quando se conseguem boas noções de proporcionalidade como é o caso. Ontem tinha também falado que numa composição não se devem aproximar demasiado os elementos principais porque ficamos muito limitados em termos de campo de acção ao isolarmos e focalizarmos toda a dinâmica num só elemento principal. Ao invés, se procurarmos enquadrar o nosso elemento principal no que o rodeia, não estamos só a tornar a composição mais ampla e rica em elementos que a envolvem, e que efectivamente fazem parte de um todo. Por isso, aconselho em tudo que «encaixe», deve entrar em cena. Neste trabalho o autor fez muito bem em mostrar as margens do rio e deu ao rio quase 80 por cento do «plateaux» (palco). Ficou uma fotografia simples mas com a história toda contada: um pescador madrugador e não é preciso colocar mais nada, a não ser um peixe entretanto capturado se o houvesse. Não se deve ter receio de ter poucos elementos numa composição, os minimalismos são por vezes tão simples que nunca me canso de dizer que a beleza está na simplicidade das coisas. Neste caso a simplicidade seduz ou não seduz? Talvez vá concordar comigo. Tudo leva a crer que esta fotografia não teve grandes tratamentos em edição. Ficou com um tom quase uniforme, com um dominante azulado. Uma edição cuidada tinha escurecido um pouco mais a margem para dar relevo. As árvores ao fundo, sem o seu verde vivo, parecem quase irreais e inexistentes. Tudo isto é verdade. Se nesta fotografia todos os elementos nelas constantes estivessem no seu estado puro o que seria esta fotografia? Mais bonita? Não faço ideia, mas aponto para que não. Assim com este tom uniforme e sem grandes contrastes ficou uma bela cena piscatória, bucólica, mas bonita.
Negativo: Se a edição melhorasse a fotografia com os argumentos que deixei atrás seria o ponto negativo a apontar. Mas não tenho a certeza se a edição não estragava tudo. Assim, ficaremos todos na dúvida.
A minha nota foi 7
Com um abraço do,
Jorge Garcia
Nota: O autor invoca direitos de propriedade intelectual pelo que não são permitidos o uso destes textos de opinião, em parte, ou em todo, sem autorização do autor.
Jorge Garcia/2010* Copyright*
1 comentário:
Obrigada!!
não ando com muito tempo para editar fotos e resolvi inseri-la quase como foi tirada numa madrugada nebulada.
Tentei fazer a edição sugerida mas gosto mais dela assim...triste. acho-a mais poética...
obrigada pela sugestão.È muito importante vermos com "outros olhos" as nossas fotos!
Tenho outras fotos, da mesma ocasião que já gosto mais de as ver com as margens escuras...um dia destes vou colocá-la no site...
obrigada e parabéns por estes excelentes momentos que são o Click do dia
bjs
Enviar um comentário