Tutorial: Fotografia dos céus de outono

Céus de outono

Os céus tardios de outono podem ser cinzentos mais vezes do que os de verão, mas ainda assim existem imagens maravilhosas a captar. A maior quantidade de nuvens no céu faz com que elas se tornem elementos muito importantes nas suas fotos.
Considerar as nuvens um elemento significa encarar a composição de uma forma ligeiramente diferente; o céu ocupa frequentemente uma porção maior da imagem. Este artigo aborda as técnicas, mas também mostra ótimos exemplos recolhidos pelos membros da You Connect.
Tópicos abordados:
• Obter a luz correta
• Formas das nuvens
• Elementos para fotografar o céu
• Preto e branco
• Acentuação a Cor
• Nascer e pôr-do-sol
• Regra dos terços
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p1 
Bonnie Banks (Belas margens), © Douglas McMinn 2011, Canon PowerShot SX110 IS
Obter a luz correta
O cérebro compensa automaticamente as mudanças de luz, pelo que uma folha de papel é branca independentemente de a vermos à luz do dia ou com iluminação artificial em interiores. O equilíbrio de brancos automático (AWB) na sua câmara Canon assegura que esta se comporta da mesma forma: certificando-se que as cores estão corretas independentemente das condições de luminosidade.
A maior parte das vezes, a definição AWB proporciona excelentes resultados; no entanto, o ajuste do equilíbrio de brancos para "Cloudy" (Nublado) nos dias mais cinzentos de outono destaca as cores que tem à sua frente. Experimente as diferentes definições de equilíbrio de brancos com o mesmo motivo para determinar a que mais lhe agrada.

Formas das nuvens

A composição e o conteúdo são vitais para fotografar o céu.
Por vezes, a própria forma das nuvens pode justificar uma foto. Existem mesmo websites dedicados a fotografias de nuvens com formas invulgares. Não existem respostas certas e erradas, use a imaginação. Eis alguns exemplos bastante eficazes dos membros da You Connect.
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p2 
Blue sky (Céu Azul), © Ines Balsiger 2011, Canon IXUS 105
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p2_2
Autumn (Outono), © Alec Schaerer 2011, Canon PowerShot A1200
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p2_3
September (Setembro), © Bo Madsen 2011, Canon PowerShot G6

Elementos para fotografar o céu

O céu reflete-se nas extensões de água, acrescentando valor às suas imagens.
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p3 
Reflection (Reflexo), © Fernandodelopey 2011, Canon EOS 30D
Todavia, não necessita de utilizar especificamente lagos ou rios: concentre-se nas poças que aparecem na estrada depois de uma tempestade, ou mesmo na areia molhada à beira-mar, para obter um efeito semelhante.
Preto e branco
As nuvens no céu prestam-se naturalmente à fotografia a preto e branco. Utilize a definição "My Colors" (Minhas Cores) na sua câmara para atingir este e outros efeitos monocromáticos semelhantes.
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p3_2
Graphic design (Design gráfico), © Dario Bonetto 2011, Canon EOS 40D
Pode atingir um misto interessante de cores com preto e branco através do menu "Color Accent" (Acentuação de Cor). Este permite-lhe escolher uma cor enquanto o resto da imagem fica a preto e branco. 

Luz e disposição

Nascer e pôr-do-sol
As formações de nuvens têm um efeito particularmente dramático ao nascer e ao pôr-do-sol. O brilho quente do sol difunde-se através das nuvens, criando sombras laranja e rosa que acrescentam cor à sua imagem. Poderá obter bons resultados se calcular a exposição pelo céu, com o solo mais escuro e, frequentemente, em silhueta.
Picture_Tutorial_DSC_EOS_p4 
Sunset (Pôr-do-sol), © Rolf Pahnhenrich 2011, Canon EOS 5D Mark II

Regra dos terços
Tal como noutro tipo de fotos, a regra dos terços também se aplica quando quer fotografar o céu. Enquanto as fotografias típicas de paisagem têm a linha do horizonte a um terço do topo, deve considerar colocá-la a um terço da base quando fotografa as nuvens e o céu. Isto é evidente na imagem abaixo.
As duas linhas verticais da grelha também são importantes; podem ser utilizadas para um objeto relevante em primeiro plano. 

Pós-produção Depois de tirar a sua fotografia, pode processá-la utilizando o software no computador. Os ficheiros JPEG podem ser ajustados de forma a alterar o equilíbrio de brancos, o brilho, o contraste e a saturação. As câmaras PowerShot das séries G e S, bem como a PowerShot SX50, mais recente, conseguem tirar fotografias em formato RAW. Utilizando o software Digital Photo Professional fornecido com a câmara, é possível cortar e melhorar a nitidez. A imagem também pode ser convertida para preto e branco.


TUTORIAL CANON


Sem comentários: